25 dezembro, 2006

Festa pagã


25 de dezembro de 2006.

Ontem entrei no elevador e lá já estava o homem. Cumprimentei com um “bom dia”, coisas de elevador. Costumamos cumprimentar pessoas mesmo sem conhecer, apenas por freqüentar o mesmo local.
- Hoje é o dia da festa pagã...
Concordei depois de pensar rápido. E ele continuou:
- As pessoas comem muito, mesas fartas, mostram o que têm dando presentes caros... Eu, no Natal, como apenas peixe com farinha. Tudo o que aprendi sobre o Natal, aprendi com minha mãe que era judia. Meu pai era cristão e minha mãe judia. Eu nunca dei presentes de Natal para os meus filhos...
- Então aprenderam como o senhor... – comentei.
- Sim, também comem apenas peixe com farinha. É, o espírito e o verdadeiro sentido do Natal se perdeu. Agora é uma festa pagã...
O elevador chegou ao destino. Eu estava carregado de sacolas e ele abriu a porta para mim. Agradeci e despedimo-nos.