09 novembro, 2006

Ação da polícia: dá para entender?


9 de novembro de 2006.

Rua 25 de Março. Duas caixas grandes de papelão são o suporte de um mostruário de capas de DVD´s piratas. O mostruário também é uma caixa de papelão aberta. As várias capas de DVD´s piratas estão ali coladas e bem distribuídas à vista do consumidor. O preço é três (unidades) por dez (reais).
Polícia, segundo uma das definições do dicionário, é a corporação que engloba os órgãos e instituições incumbidos de fazer respeitar o conjunto de leis ou regras impostas aos cidadãos visando a moral, a ordem e a segurança pública.
Voltando à 25 de Março, vê-se ali o trabalho de duas polícias: a Militar e a Guarda Civil Metropolitana. Mesmo sendo a primeira estadual e a segunda municipal, não deveriam trabalhar em conjunto? Não deveriam fazer cumprir a mesma lei?
Não é o que acontece. A menos de um metro de distância de uma banquinha (ou várias) de DVD´s estão quatro policiais militares junto a uma parede. Observam o movimento dos cidadãos. Em vários momentos, no entanto, quando surge a Guarda Civil, as banquinhas somem de sua frente como num passe de mágica. A caixa aberta que é o mostruário é dobrada em três e lançada ao chão. As que são a base da banca têm o mesmo destino. O ambulante permanece ali perto, observando apenas a hora de remontar seu negócio. A Guarda Civil passa. Não cumprimenta os Militares e segue. Quando já longe, e nem tão longe assim, as banquinhas são remontadas e volta o comércio. É uma palhaçada geral o tal do monta e desmonta. A Polícia Militar permite e a Guarda Metropolitana não. A Metropolitana sabe que todas as caixas de papelão no chão são bancas e passa direto. A Militar também sabe e nada faz. Esta sabe, inclusive, quem são os ambulantes, sejam os donos ou os funcionários, que estão logo ali na sua frente. Palhaçada. Não há outra palavra. A polícia parece apenas fingir que trabalha e também não deixa o camelô trabalhar.
Conversando com mais de um dos lojistas da famosa rua, sabemos ainda que quando a Guarda Civil age, age com violência e sem preparo algum.
Faltou apenas eu estar com minha câmera. Gostaria de ter fotografado este circo. Mas fica para uma próxima, já que acontece todos os dias.