31 dezembro, 2007

Pescaria


27 de dezembro de 2007.

Entrei num boteco. Lanchonete, para ficar menos ruim. O dono estava só. Um rapaz simpático que puxou conversa.
- Calor, né? Bom para estar viajando. Pescar lá no Mato Grosso... A esta hora estar no barquinho, esperando os peixes, tomando uma cervejinha...
Dei trela e emendei:
- Você sabe que eu nunca pesquei? Não consigo. Até em pesqueiro eu já fui com meu filho e nada!
- Ô, até em pesqueiro? Em pesqueiro dá quase para pegar com a mão!
- Pois é! Nem em pesqueiro... Uma vez também fui para Marília, casa de um tio, e ele nos levou para pescar num lagão. Todo mundo pescou, menos eu.
- Uma vez fomos em sessenta num barco. Tinha uns "tiozinhos" daqueles mais... experientes, assim, que pescavam com dois molinetes. Era um no barco e um na mão. E os peixes vinham! Nós pescamos das quatro às oito, mais ou menos, e eu consegui só dois peixes.
- Acho que é sorte também... As iscas eram iguais?
- Tudo! Tudo igualzinho! Vara, molinete, isca... Mas os peixes só vinham nas deles.
- Como pode, né? Acho que é sorte...
Despedi-me depois de tomar meu café. Saí pensando na conversa e comparando com a área de vendas. Vendedor fica lá de plantão, acompanhado, e tem sua vez de atender o cliente. O cliente é o peixe: circula, faz que vai morder. Alguns mordem. Bom para o dono daquela isca. Mas tem dono de vara que realmente tem sorte. Consegue vários peixes... Deve haver um segredo, uma manha, um jeito especial e diferente. Pescador não conta.
Eu sou bem preparado: conhecimento do produto, desenvoltura em negociação, conversa agradável, simpatia, marketing pessoal, entendimento da necessidade do cliente. Comparado ao pescador, talvez eu esteja com todas as "ferramentas". Mas e a isca? Também tenho, mas nela deve faltar alguma coisa, algum ingrediente, algum jeito de prepará-la no anzol, sei lá. Falta o segredo. Talvez faltem mais argumentos. Falta conhecer melhor a concorrência. Falta viajar com os sonhos do peixe. Falta ser menos técnico e mais emocional, mais artista. É, falta o show.
Eu vou conseguir pescar. E depois mais, muito mais peixes. Eu vou!