13 outubro, 2007

Rádio de pilha

13 de outubro de 2007.

Não era deste modelo aí da foto, mas quando eu era adolescente tive meu rádio de pilha. Gostaria muito de me lembrar como o ganhei. Acho que pedi ao meu pai quando comecei a gostar de futebol e queria ouvir os jogos do campeonato brasileiro.

Quando ganhei o aperelhinho fiquei todo feliz. Antes de me deitar, o dito ia para debaixo do travesseiro, volume mínimo do mínimo. Ouvia músicas à noite e acabava dormindo com a pilha sendo consumida. E não pensem que eu ouvia FM, não! Era AM (OM no meu rádio). Sintonizava estações lá do Nordeste, com músicas típicas da região. Era um sertanejo diferente, das origens, nada parecido com a música de consumo atual. Quando acordava o rádio ainda estava lá, falando baixinho ao meu ouvido.

E o futebol? Eu sintonizava a Rádio Globo e passei a conhecer o Osmar Santos. Adorava ouvir o "pimba na gorduchinha", "ripa na chulipa", "eeee queeee goooooooolllll!" Fiquei triste quando ele sofreu o acidente, e preocupado. Quando soube que não mais narraria, aumentou minha tristeza.

Hoje, sem qualquer motivo aparente, lembrei-me do Osmar. Fiquei pensando por onde anda, como está de saúde, o que faz. Saudades de alguém que nem pessoalmente conheço, mas que fazia parte da minha vida. E agora à noite, coincidência: assistindo o Sportv News, colocaram aquele gol do Corínthians, aquele do título sobre a Ponte Preta depois de 23 anos de jejum. Narração: Osmar Santos. Foi bom demais rever a cena, ouvir aquela emoção peculiar do Osmar.

Senti saudades também do meu rádio de pilha. Não sei como foi seu começo, tampouco o fim que levou. Mas eu adorava meu rádio de pilha. Aliás, dentre os irmãos, fui o único que tive um.

1 Comments:

Blogger anderson.head said...

Boa Noite amigo,

cara, tenho 27 anos e na minha opinião o radinho de pilha não morreu não, está sempre ao meu lado nos jogos do mengão quando não vou ao estádio.

desejo da minha esposa para animá-la na cozinha e por ai vai... certas coisas é bom ter saudosismo, apesar d'eu não ser adepto.

a propósito, meu narrador é o José Carlos Araújo, tenho 27 só né??

P.S.: enquanto escrevia esse comentário, Osmar Santos aparecia na Rede Globo, em homenagem.

abraço.

10:51 PM  

Postar um comentário

<< Home