22 novembro, 2007

Mente


22 de novembro de 2007.

"As situações que a pessoa percebe emotizadamente, isto é, com forte conteúdo emocional, que vai formar registros moleculares, vão constituir sua mente.
...
Os acontecimentos são neutros; nós é que lhes atribuímos significados.
...
O significado que tiver maior emotização é o que ficará mais bem registrado e vai formar nossa atitude diante da vida."

Chamaram a minha atenção estas frases. Aliás, ultimamente, ando pensando muito, dividido entre a fé e a razão, tentando mudar de rumo, tentando mudar algumas atitudes, principalmente mentais. Tenho conversado com pessoas, às vezes simplesmente ouvido outras, que afirmam seus desejos. E vejo que conseguem. A ansiedade derruba a fé, ou a fé derruba a ansiedade. As expectativas acontecem todos os dias e as coisas nem sempre acontecem como a gente espera e deseja. Mas poderiam acontecer. Esta é a lei. Já estava tudo escrito e reescreveram para divulgar ao mundo. Mas é difícil mudar. Talvez seja difícil porque, segundo o texto aí de cima, registros moleculares foram formados.
Estou aprendendo a andar. Engatinhando, como a Gabriela. Ficando em pé ainda sem firmeza e tentando, com apoio, alguns passos para o lado. O negócio é treino. Treino, como sempre falei e ensinei aos meus filhos. Podemos tudo. Basta treinar. Vale para a mente também. Um atleta, para vencer, treina muito, várias horas por dia, com dedicação, empenho, olhos no objetivo. Fixos, olhos fixos. Vira uma obsessão.
Chega de ser gatinho. Quero ser tigre.