20 fevereiro, 2007

A TV para Regina


20 de fevereiro de 2007.

Peguei a revista por acaso. Estava ali, jogada sobre uma mesa quase suja. Regina Duarte na capa: "A namoradinha chega aos 60".
Li. A revista perguntou como é a televisão de hoje, e eis a resposta:
- Olha, é genial, tem opções para todos os gostos, ainda mais com o cabo. Melhor que a televisão de hoje, só mesmo um excelente livro, uma boa conversa com gente informada e inteligente, um espetáculo de teatro de tirar o fôlego, um mergulho no mar em dia de calor. O problema é que a TV vicia, você fica ali sofrendo estímulos de consumo, enquanto a vida passa com tanta coisa boa lá fora. Sinto que a televisão fica cada vez melhor e a gente fica cada vez mais refém do seu domínio hipnótico.
Bem, eu só não concordo que a TV fica cada vez melhor... Podia ser bem melhor. Eu sempre achei, e já disse isto a algumas pessoas na minha vida, que os senhores Roberto Marinho e Sílvio Santos teriam o poder de educar e politizar melhor o nosso povo. O Roberto se foi e o Sílvio está aí. Admiro os dois. Já li a história do senhor Abravanel e agora estou na do Roberto. Mas por que não fizeram mais? Diz o livro sobre o Roberto que seu pai, Irineu, sempre direciou seus negócios baseado na média do povo, no gosto médio do povo...