07 fevereiro, 2007

Peneira e curiosidades


7 de fevereiro de 2007.

É um típico vice-versa. A peneira deixa passar o indesejável. Também deixa passar apenas o desejável. Depende. E depende não do usuário. Depende do produto.
Arroz na peneira. Água para lavar. Passa a sujeira, fica o arroz.
Suco de laranja na peneira. Coisa de fresco esta de tirar o sumo, mas passa o suco e ficam os gominhos.
Cliente comprador ou com intenção de comprar são distintos. Um pode, o outro pensa que pode. Passar na peneira e com o cuidado de não deixar passar o que é desejável. Tarefa difícil, às vezes, para um vendedor.
...
Dia destes passei na Pamplona. Parado no semáforo ouvi uma torcida organizada ensaiando gritos de guerra. Interessante. Pensei que fossem próprios do estádio, que lá fosse o berço. Não! Reúnem-se e ensaiam. É mole?
...
Eu nunca tive quem me respondesse uma pergunta: por que os aviões não atravessam o Pacífico para ir, por exemplo, ao Japão?
Encontrei um ex-comandante que me explicou. É um fenômeno chamado jet stream. Trata-se de uma corrente de ar que pára o avião, não o deixa ir para a frente. Uma viagem, por exemplo, à Coréia, deve sair do Brasil, parar em Los Angeles, subir até o Alaska e de lá prosseguir, descendo pelo Atlântico e além. A ida pode demorar 14 horas. A volta pode demorar apenas 9. É que na volta o jet stream está a favor do avião.
...