19 maio, 2011

Sandy se foi


19 de maio de 2011.
Aniversário do Felipe e morte da Sandy. No momento eu não senti, mas fiquei insistentemente pensando na Gabriela. Como reagirá? A cachorrinha era muito importante para ela e um dos principais entretenimentos de seu dia.
Chegou a hora de buscá-la na escola. Foi esta a hora em que senti. Quando coloquei meu rosto porta da classe adentro, procurando a minha filha querida, meu peito encheu-se de emoção e subiram as lágrimas aos meus olhos. Não soltei. Contive-me, abracei a Gabi, desci com ela até a lanchonete, fui para casa.
A verdade da morte não foi contada à Gabriela. Eu preferia que fosse. Penso que a criança, mesmo criança de apenas 4 anos, deve conhecer alguma coisa do que é a morte. Não sei como pode ser compreendida, o que deve se passar na mente infantil, mas penso que deveria saber e enfrentar à sua maneira, com nosso apoio, é claro. A morte não pode ficar no desconhecido, na escuridão, mas um consenso com a Clau neste momento fica meio difícil. Talvez com o tempo e sem o calor do momento, cheguemos a um bom termo.
A Gabi, agora, diz que está com saudades da Sandy. Será que ela foi namorar? Por que ela foi embora para sempre? Perguntas e saudades. Foi o que ficou neste dia.