21 fevereiro, 2011

Brainstorm


20 de fevereiro de 2011.


Desde ontem, pensamentos correm.
De volta à velha vida ou início de vida nova. E todo dia é de volta à velha vida. Vai chegar o dia em que me depararei com o início de vida nova. Embora meu mérito seja zero, penso que Deus me dará esta manhã.
E aquela garota? Passa para lá e para cá, ou melhor, para lá e para acolá. Não é bonita e nem do tipo gostosa. Mas tem estilo. Acho que é isto que leva meus olhos a acompanhá-la entre cá e acolá.
No café da manhã, o segundo, uma cinqüentona cheia de charme. Bailarina em algum tempo, e digo apenas pela postura, pelo andar. Charme.
- Charm!
Não me esqueço da cena de A Máscara do Zorro, enquanto Dom Diego aprende sobre postura. É engraçado, ou curioso, como os filmes ensinam tantas coisas ou, pelo menos, alertam. Por vezes o aprendizado vai da iniciativa e do querer de quem teve sua atenção e seu desejo despertados. Em Jogo de Espiões, por exemplo, há o ensinamento da atenção aos detalhes, da leitura rápida da cena, da percepção de coisas que são apenas subjetivas ou intuitivas.
Tudo é treino, eu já dizia aos meus filhos. Basta treinar, e treinar, e treinar. Alcançar qualquer objetivo é uma questão de treino e aperfeiçoamento. Há alguma coisa na vida que eu quis, ainda quero, mas me falta disciplina. Disciplina faz parte de qualquer treinamento. Depois da disciplina, o empenho. Os filmes ensinam isto também.
Outro assunto: a carioca espera uma foto. Esse mundo virtual é um perigo. Jamais sabemos quem é, de fato, nosso interlocutor. A curiosidade fica aguçada, principalmente depois de certas palavras trocadas. Direto ao assunto é tão líquido quanto certo.
Meus filmes. Que saudades de sentar confortavelmente, de desligar do mundo, de entrar e me entreter num filme. Ontem o anúncio do que passaria à noite me fez dizer que assistiria. A realidade é que não consigo mais. Tenho que aproveitar melhor o tempo que tenho de solidão. Enquanto os outros dormem...
De volta ao início, vai chegar o dia em que me depararei com o início de vida nova. Deus me dará esta manhã.