09 outubro, 2010

Poder ou liberdade: quem é você?

9 de outubro de 2010.

Tenho observado algo que não é novo no mundo: o poder tira o ser humano do caminho por onde normalmente anda. O poder influi em decisões. O poder influi na postura e na compostura. E o que é o poder senão algo da própria cabeça? Em alguns casos o poder é dado. Da mesma maneira pela qual foi dado, pode ser tirado. Em outros casos é da própria mente. Simplesmente, a pessoa pensa que tem o poder. E passa a agir com o poder.
Vale para a liberdade. A liberdade concebida na mente também influi em decisões, influi em postura e compostura.
Não conhecemos quem está ao nosso lado. Trata-se de uma carcaça. Apenas uma carcaça. Não sabemos o que pode sair dali em ação e reação. Não podemos sequer pressupor. Seria um engano. Talvez não em noventa e muitos por cento dos casos, mas haverá sempre o mínimo de chance de erro.
Mulheres conversam sobre relação e sobre sexo. Coisas que jamais o homem pode imaginar. Olho para uma senhora com a idade da minha mãe e não diria que um dia tentou o sexo anal, como confessou. Sabe quando aquela figura não condiz com algum ato, ao menos na sua cabeça? Olho para uma outra, esposa e mãe de adolescentes e, mesmo sabendo que o marido não a trata bem, não diria que facilmente fez sexo com alguém que a tratou melhor. Gostou. Continuou a se comunicar com o segundo. Também alguém para quem olho e não consigo conjugar a ação confessada com a imagem da pessoa. Alguém de quem se diria: nunca fará isto, por mais que sofra!
A liberdade e o poder levam a atos que jamais poderemos prever. Penso em mim, com poder e com liberdade. Ou com algum deles. Penso que me conheço e penso que sei o que seria capaz de fazer. Será que sei mesmo?
É incrível e complexo entender a mente humana...